domingo, 1 de julho de 2012

MIGUEL MOTTA


Querida gente, ya estará a punto de aparecer en librerías la más reciente novela de Miguel Motta (buen amigo y escritor salteño radicado en Montevideo),un trabajo por el que obtuvo el primer premio del concurso Narradores de Banda Oriental y la medalla de oro Juan José Morosoli.
Conociendo la firme escritura de Miguel, no dudo de los buenos momentos que traerán estas páginas.

Celebro muchísimo la feliz salida de esta obra, que comparto con una soleada tarde del verano barcelonés. 
Abrazos, Héctor 

A notícia da premiação eu já sabia. Faltava só a liberação da notícia. Héctor foi mais rápido que eu, mas não importa. Vale igual.
Hoje é 1º de julho, nascimento de Juan Carlos Onetti, escritor uruguaio de predileção de Miguel Motta.
Miguel Motta é natural de Salto, assim como o mestre do conto, Horacio Quiroga. E juntamente com o prêmio, de que nos dá conta o amigo Héctor Rosales, receberá também a medalha de ouro Juan José Morosoli, que tanto admira e tantas vezes leu. 
Pode parecer uma lista de acasos, mas certamente não é. Miguel é um escritor talentoso que bebeu em altas fontes. Não é este o primeiro prêmio que recebe, e seus livros são sempre fruto de um cuidadoso trabalho narrativo. Seu amor pela literatura, a dedicação e o rigor com que escreve resultam nessa grande e inenarrável sensação de júbilo que é receber o prêmio e contar de imediato com a edição de 4.500 exemplares das Edições Banda Oriental - uma editora tradicional no Uruguai e em grande parte responsável pelo alto índice de leitores naquele país.
Conhecemo-nos há alguns anos no Rio e desde então a amizade perdura, razão pela qual também é grande a minha alegria ao saber que mais uma vez seu talento foi reconhecido. 
Assim como Héctor o saúda na tarde de verão barcelonês, eu também o saúdo e vibro como ele, desejando-lhe as belezas do Rio, que ele tanto ama, nesse inverno com sol de verão e cantares de primavera.
Parabéns pelo filho querido - Hasta la cinta de llegada - e um abraço brasileiro a esse aguerrido escritor e querido amigo.

*Breviario de un mediocampista, (Banda Oriental, 1993); Código para una muerte (Banda oriental, 1995); Los días del agua, (Alfaguara, 2003). El jurado que premió su cuarta novela estuvo integrado por Alicia Torres, Óscar Brando y Alfredo Alzugarat.


...




Nenhum comentário:

Postar um comentário